José Neves torna-se no primeiro português a aderir ao movimento Giving Pledge de Bill e Melinda Gates

Fundação José Neves lança uma nova era da Educação em Portugal

José Neves, empreendedor e fundador da Farfetch e da Fundação José Neves (FJN), anunciou hoje, no lançamento oficial da fundação - um evento que contou com o contributo de personalidades do panorama nacional e internacional  para projetar uma nova era da Educação- a sua adesão ao movimento filantrópico Giving Pledge, criado em 2010 por Bill e Melinda Gates e por Warren Buffett.

Esta iniciativa reúne 211 dos maiores bilionários de todo o mundo, que têm em comum o facto de serem detentores de um património superior a mil milhões de dólares e terem assumido o compromisso de doar pelo menos metade da sua riqueza a causas filantrópicas, com o objetivo de contribuir para um mundo melhor.  

A adesão de José Neves ao Giving Pledge surge na sequência do seu compromisso de doar dois terços do seu património à Fundação José Neves – uma fundação que ambiciona a transformar Portugal numa Sociedade de Conhecimento e elevar, através da aposta na Educação, a posição de Portugal nos índices de desenvolvimento humano.

O evento de lançamento, com um formato digital e inovador, reuniu um conjunto de oradores nacionais e internacionais de diversas áreas de atuação, para discutir temas como o futuro da educação e da empregabilidade e o papel da filantropia. “A maior riqueza de Portugal é o seu capital humano, o seu talento. Na Fundação queremos ajudar transformar Portugal numa sociedade de conhecimento, apoiar o talento português e preparar os portugueses para a revolução do digital, através da Educação e da aquisição das competências que serão necessárias no futuro. O dia de hoje foi importante para conhecer as perspetivas de diversas personalidades sobre os melhores caminhos para atingirmos a nossa missão”, afirma José Neves.

O músico e filantropo Will. I.Am e a modelo e fundadora da organização Fashion For Relief, Naomi Campbell, foram dois dos oradores participantes e falaram sobre a importância do investimento na educação e na promoção do acesso à educação como motor da mobilidade social e da igualdade de oportunidades. Uma posição que está alinhada com alguns dos principais pilares da Fundação José Neves, nomeadamente: promover o acesso à aprendizagem; potenciar as competências do futuro e projetar a Educação do futuro.

Já a intervenção de António Horta Osório, o Presidente do Lloyds Bank, esteve focada na importância da promoção da saúde mental, uma preocupação que está também alinhada com outro vetor da Fundação José Neves: despertar os portugueses para o seu desenvolvimento pessoal.

O papel que a filantropia pode ter no mundo atual foi também um dos temas debatidos durante o evento de lançamento oficial da Fundação José Neves. James Higa, antigo chief of staff do Steve Jobs e filantropo, afirmou que “criar a tecnologia é, muitas vezes, a parte mais fácil.

O papel da filantropia é fechar o ‘gap’ de desigualdade, no qual algumas pessoas têm acesso à tecnologia e outras não. Este é o grande tema e desafio da nossa geração”. Também Niklas Zennström, co-fundador do Skype, explicou a sua visão sobre o papel da filantropia.

No evento participaram ainda David Goldberg, CEO do Founders' Pledge; Andreas Schleicher, Diretor de Educação e Competências da OCDE; Pedro Santa Clara, professor universitário e diretor da 42 Lisboa; Jean-Philippe Courtois, EVP e Presidente da Microsoft Global Sales, Marketing & Operations; Carlos Coelho, CEO da Ivity e Lama Michel, monge budista.

Fundação José Neves lançou hoje o portal Brighter Future

Durante o evento de lançamento oficial, a Fundação José Neves lançou o portal Brighter Future FJN (https://brighterfuture.joseneves.org/). Trata-se de um portal inovador que transforma dados em conhecimento, ao reunir e interligar indicadores, dados estatísticos e informação relevante sobre Emprego, Competências e Educação em Portugal. No total, a ferramenta vai permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.000 cursos e formações, mais de 200 profissões e mais de 200 competências relevantes. Esta será a maior base de conhecimento sobre educação e competências em Portugal.

Através do Brighter Future é possível identificar de forma simples as grandes tendências, no que diz respeito às profissões mais representativas do mercado de trabalho, às profissões mais procuradas, às competências mais valorizadas pelas empresas e a empregabilidade das diferentes áreas de formação.

O objetivo da Fundação é disponibilizar a todos os portugueses, de forma gratuita, uma ferramenta baseada em investigação e com informação relevante sobre competências, profissões e cursos, que permita a todos os cidadãos tomarem as melhores decisões, com base em factos.

O Brighter Future é o segundo programa lançado pela Fundação José Neves, despois de na semana passada ter aberto as candidaturas ao programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN. Este programa (https://joseneves.org/pt/isa) pretende apoiar o acesso dos portugueses aos cursos e formações que desenvolvem as competências do futuro e que estão alinhadas com as necessidades do amanhã. O ISA FJN baseia-se no modelo de Income Share Agreement e conta com um conjunto inicial de mais de 100 cursos e formações de 22 instituições de ensino (entre Universidades, Institutos Politécnicos e outras entidades de formação) que são parceiras da Fundação José Neves. A Fundação José Neves vai investir 5 milhões de euros nos próximos dois anos no programa ISA FJN para apoiar 1.500 portugueses.

Evento transmitido para Portugal e para o Mundo


O evento de lançamento da Fundação José Neves foi transmitido para Portugal e para o mundo e pode ser revisto, na plataforma digital da Fundação José Neves. O evento contou com a parceria da Altice Portugal, tendo sido transmitido no Sapo e Meo Kanal. Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal explica os motivos que levaram a empresa a associar-se à Fundação José Neves. “A Educação e a promoção da Literacia são duas das mais importantes alavancas de uma sociedade moderna, e, aliadas à tecnologia, podem abrir portas a um Portugal mais digital, inclusivo e coeso. A Altice Portugal tem caminho feito e resultados obtidos nestas áreas, pelo que não poderíamos deixar de apoiar este novo projeto da Fundação José Neves, numa clara materialização de uma premissa que devia ser comum a todos nós. O combate à iliteracia deve ser um desígnio nacional e é urgente que se definam medidas estruturais realistas e permanentes até que os resultados comecem a aparecer”.

Partilha este artigo_