ISA FJN: Programa de bolsas reembolsáveis da Fundação José Neves recebe 262 candidaturas no primeiro mês

Um mês depois do seu lançamento, a Fundação José Neves já recebeu um total de 262 candidaturas ao programa de bolsas reembolsáveis ISA FJN.  As estimativas apontam para que a Fundação invista, durante os próximos dois anos, cerca de 5 milhões de euros no ISA FJN para apoiar perto de 1.500 pessoas no acesso à Educação.

A maioria das candidaturas encontra-se em processo de conclusão e análise para verificar se os candidatos cumprem com os requisitos necessários para a atribuição de um ISA FJN. No primeiro mês de atividade, já foram aprovadas 10 bolsas reembolsáveis ISA FJN.

Em termos de perfil dos candidatos, 63% das pessoas que apresentaram candidatura são do sexo feminino e 66 % têm idades compreendidas entre os 25 e os 44 anos, sendo que a larga maioria ou se encontra a trabalhar ou está à procura de novas oportunidades de emprego.

Outro dado relevante prende-se com o facto da maioria dos candidatos terem já formação superior. No que diz respeito às instituições de ensino, parceiras da Fundação, que geraram até ao momento mais candidaturas aos ISA, destaca-se a Porto Business School, seguida pela Universidade do Minho, pela Nova SBE Executive Education; pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pela Lisbon MBA – Católica | Nova.

“Os números alcançados nestes primeiros dias são bastante positivos e revelam o interesse dos portugueses em ter acesso a soluções alternativas e inovadoras que lhes permitam continuar a investir na sua Educação”, afirma Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, adiantando ainda que “na Fundação José Neves queremos contribuir para o desenvolvimento do talento em Portugal, apoiando os portugueses a adquirirem competências que vão ao encontro das necessidades do futuro. Com este programa de bolsas reembolsáveis acreditamos que podemos impactar e apoiar um largo conjunto de portugueses, independentemente da sua condição financeira”.

Recorde-se que o ISA FJN é um programa baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina. Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN vai facilitar o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as metas definidas.

O ISA FJN está disponível em mais de 110 cursos de 22 instituições de ensino (entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva) parceiras da Fundação. Os interessados em beneficiar deste apoio deverão submeter a sua candidatura em isa.joseneves.org

Além do ISA FJN, a Fundação José Neves lançou também em setembro um outro programa: o portal Brighter Future, que é a maior base de conhecimento sobre Educação e Competências em Portugal, ao permitir comparar e relacionar informações sobre cerca de 4.000 cursos e formações, mais de 200 profissões e mais de 200 competências relevantes.

Partilha este artigo_