ISA FJN: Fundação José Neves cria programa que vai apoiar os portugueses a adquirirem competências para o Futuro

A Fundação José Neves, criada pelo fundador e CEO da Farfetch, tem as candidaturas abertas ao ISA FJN.

Trata-se de um programa inovador em Portugal para o acesso à educação, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement), e que tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina. Dirigido aos estudantes e também a todos aqueles que já estão no mercado de trabalho, o ISA FJN vai facilitar o acesso dos portugueses a cursos e formações onde existe uma grande necessidade de talento. O estudante só reembolsará este apoio, se e quando atingir as metas definidas.

No total, a Fundação José Neves prevê investir durante os próximos dois anos cerca de 5 milhões de euros no ISA FJN, estimando que o programa permita apoiar perto de 1.500 pessoas no acesso à educação durante este período. Para este efeito, o programa conta com a parceria do Fundo Europeu de Investimento, que apoia o ISA FJN através de uma garantia.

Alain Godard, Chefe-Executivo do Fundo Europeu de Investimento, afirma: “É com grande satisfação que nós, no FEI, apoiamos este programa da FJN orientado para um pilar fundamental do futuro português e europeu: o acesso à Educação. Para que a Europa e Portugal se mantenham competitivos e atualizados temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance para capacitar as atuais e futuras gerações, apoiando o acesso à educação em setores decisivos na nova economia. A garantia do Plano de Investimento para a Europa assegurará que estamos no caminho certo”.


O programa conta já com a parceria de 22 instituições de ensino (entre universidades, institutos politécnicos, escolas de negócios e escolas de formação prática e intensiva, especializadas em bootcamps), que irão disponibilizar cursos e formações em áreas estratégicas, apoiados pelo ISA FJN.


No total, estão disponíveis mais de 100 cursos, aos quais os alunos poderão, desde já, apresentar a sua candidatura e beneficiar deste apoio da Fundação José Neves. Os cursos apoiados pelo ISA FJN podem ser de diferentes tipologias – desde mestrados, pós-graduações, cursos executivos, MBA’s, passando também pelos cursos vocacionais ou profissionais e pelos bootcamps. Os cursos apoiados pelo ISA FJN pertencem a áreas específicas, como a ciência, tecnologia, engenharia, matemáticas, economia, gestão, arquitetura, design, ciências sociais, entre outras. Como denominador comum, estas formações têm o facto de apostarem no desenvolvimento de conhecimento e de competências que serão críticas no futuro.


Carlos Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, explica as razões que levaram a Fundação a criar o Programa ISA FJN: “Nas últimas décadas, a sociedade e o mercado laboral, em particular, têm vindo a enfrentar profundas e rápidas transformações. Como consequência destas mudanças há novas profissões que são criadas, outras que desaparecem e outras ainda cujas funções se vão modificando ao longo do tempo. Precisamos, por isso, de preparar os portugueses para enfrentarem os desafios do futuro. Essa missão só poderá ser bem-sucedida se investirmos numa Educação focada nas competências que estão alinhadas com as necessidades do mundo do trabalho”.


Reflexo desta visão, o ISA FJN vai apoiar o acesso a formações que disponbilizem competências relevantes para o futuro, tenham taxas de empregabilidade elevadas e/ou apresentem boas perspetivas de emprego no futuro. Desta forma, com o ISA FJN, a Fundação José Neves quer contribuir para o desenvolvimento do talento em Portugal, apoiando os portugueses a adquirirem competências que vão de encontro às necessidades do futuro.

Como funciona o ISA FJN?

Baseada na premissa de que ninguém deverá ficar impedido de estudar independentemente da sua idade ou da sua situação socioeconómica, a Fundação José Neves vai, através do ISA FJN, realizar o pagamento integral do valor da propina do curso selecionado pelo estudante, diretamente à instituição de ensino.

O estudante não precisa de apresentar quaisquer garantias para poder beneficiar deste programa e apenas terá de reembolsar o valor investido pela Fundação na sua formação quando começar a trabalhar e atingir um rendimento acima de um valor pré-determinado (fixado no momento da subscrição do ISA FJN e dependente da área de formação e salário expectável). Se o beneficiário durante o acordo ISA FJN não atingir um valor mínimo de rendimentos, não terá de reembolsar o valor da propina.

A proteção conferida pelo ISA FJN aos estudantes vai ainda mais longe: Se após a realização da formação e iniciado o plano de reembolso, o estudante perder o emprego ou rendimentos, o reembolso fica suspenso.  
O ISA FJN trata-se assim de um apoio flexível, protetor e facilitador que permite aos estudantes e a todos os profissionais (incluindo aqueles que estão numa situação de desemprego) apostar na aquisição (upskill) ou na atualização (reskill) de competências que os vão preparar para os desafios do Futuro.

Os montantes que vierem a ser reembolsados pelos estudantes serão utilizados para apoiar novos estudantes no formato ISA ou outros programas que a FJN possa lançar neste âmbito.


O ISA FJN é um programa certificado e auditado externamente pela Ernst & Young.

Partilha este artigo_