As áreas de conhecimento mais relevantes em Portugal

Cada profissão requer conhecimentos em áreas distintas.

Por outras palavras, as diferentes áreas de conhecimento são usadas com diferentes graus de intensidade nas profissões o que permite identificar as que são mais relevantes num conjunto de profissões, num setor de atividade económica, numa região ou no mercado de trabalho como um todo.

Tendo em conta o peso relativo do número de trabalhadores nas diferentes profissões em cada região e o perfil de conhecimento que caracteriza cada profissão, é possível calcular a intensidade com que cada área de conhecimento é utilizada, em média, em cada região de Portugal.

AS ÁREAS DE CONHECIMENTO MAIS UTILIZADAS PELOS TRABALHADORES, EM 2018

O visual seguinte mostra a intensidade média de utilização de cada área de conhecimento em Portugal e por regiões. Quanto maior o valor, maior é a intensidade com que essa área de conhecimento é utilizada pelo conjunto dos trabalhadores.

LEITURA DO GRÁFICO: SELECIONE REGIÕES SE PRETENDER FILTRAR A INFORMAÇÃO FONTES: QUADROS DE PESSOAL (GEP/MTSSS, INE), O*NET, FJN/BRIGHTER FUTURE, DADOS DE 2018


Em Portugal, as áreas de conhecimento utilizadas com maior intensidade são:

Serviços Pessoais, Língua Portuguesa, Administração e Gestão e Matemática.

Este top de competências é, em geral, comum às diferentes regiões de Portugal.

_ Serviços pessoais

Define-se como conhecimento dos princípios e processos de prestação de serviços pessoais e ao cliente, o que inclui avaliação das necessidades do cliente, conformidade com os padrões de qualidade dos serviços e avaliação da satisfação do cliente.

É particularmente relevante nas atividades relacionadas com saúde humana e apoio social e na profissão de auxiliar de enfermagem.

SERVIÇOS PESSOAIS DESTACA-SE COMO A ÁREA DE CONHECIMENTO MAIS RELEVANTE EM TODAS AS REGIÕES, COM DESTAQUE PARA A ÁREA DE METROPOLITANA DE LISBOA E O ALGARVE.

As áreas de conhecimento menos utilizadas pelos trabalhadores

Por outro lado, as áreas de conhecimento menos utilizadas em Portugal e, em geral, nas diferentes regiões são Artes, História e Arqueologia e Filosofia e Teologia.

O que se está a medir?

Esta intensidade média tem como base a estrutura do mercado de trabalho em termos de profissões de cada região e reflete, por isso, os tipos de conhecimento requeridos aos trabalhadores no exercício das suas funções e não os conhecimentos que os trabalhadores ou a população dessa região possui.

Para estes cálculos, são considerados os trabalhadores em empresas com pelo menos um trabalhador, quer sejam do setor privado ou do setor empresarial do estado. Excluem portanto os trabalhadores independentes e do setor administrativo do estado.

CLICA AQUI PARA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE COMPETÊNCIAS

Partilha este artigo_