Os diplomados do ensino superior têm uma transição mais fácil para o mercado de trabalho

O momento de transição para o mercado de trabalho após a conclusão dos estudos é relevante porque influencia a carreira profissional futura. Do mesmo modo, a expectativa de que o ensino superior esteja associado uma maior empregabilidade no período subsequente à conclusão desses estudos pode ser um fator determinante na decisão dos mais jovens se candidatarem ao ensino superior.Importa por isso, perceber se estudos superiores estão associados a maior empregabilidade.

A TAXA DE EMPREGO DE QUEM TERMINA OS ESTUDOS SUPERIORES É SEMPRE MAIOR 

A taxa de emprego entre os jovens dos 20 aos 34 anos que terminam um grau de ensino revela uma vantagem clara para quem completa o ensino superior. Em 2019, 80,6% dos que terminaram o ensino superior nos últimos 3 anos estavam empregados, o que compara com 73,5% de quem terminou o ensino secundário no mesmo período. 

No entanto, parece haver diferenças entre quem termina o ensino secundário pela via geral, ou seja em cursos científico-humanísticos orientados para o prosseguimento de estudos de nível superior, ou pela via vocacional, ou seja, em cursos profissionais que desenvolvem competências necessárias ao exercício de uma profissão.

A evolução destes indicadores desde 2011 manifesta as flutuações inerentes aos movimentos de depressão e recuperação económica, na sequência do impacto da anterior crise financeira na economia portuguesa. A comparação entre níveis de escolaridade revela que a vantagem de quem termina o ensino superior é consistente ao longo de todo o período, com um reforço dessa vantagem para os mais qualificados, sobretudo desde 2017.  

Taxa de emprego dos recém-formados dos 20-34 anos por nível de escolaridade e sexo

FONTE: INQUÉRITO AO EMPREGO (INE), FJN (1)

MAS HÁ DIFERENÇAS ENTRE O ENSINO SECUNDÁRIO PELA VIA GERAL E VOCACIONAL

A via profissional permite uma melhor inserção no mercado de trabalho. Em 2019, a taxa de emprego de quem termina o ensino secundário pela via geral e pela via vocacional era de 71,2% e 74,5%, respetivamente. No entanto, esta vantagem do ensino vocacional face ao geral, é recente. Em 2014, quando se começou a medir esta desagregação do ensino secundário, a vantagem era do ensino geral, como uma diferença de 8 pontos percentuais. Esta evolução sugere que tem havido maior aceitação da via profissionalizante do ensino secundário por parte dos empregadores.  

A VANTAGEM DO ENSINO SUPERIOR FACE AO SECUNDÁRIO NA TRANSIÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO É SUPERIOR NAS MULHERES 

Apesar de, em 2019, a taxa de emprego dos recém-formados do ensino superior ser idêntica para homens e mulheres (81,1% nos homens e 80,4% nas mulheres), a vantagem face ao ensino secundário tornou-se muito superior para as mulheres a partir de 2016. Em 2019, a taxa de emprego das mulheres que terminaram o ensino superior nos últimos 3 anos era cerca de 18% superior quando comparada com o mesmo indicador para as que terminaram o ensino secundário. A diferença no caso dos homens não chegava aos 5%. 

Rácio da taxa de emprego dos recém-formados (20-34 anos) do ensino superior e secundário, por sexo 

FONTE: INQUÉRITO AO EMPREGO (INE), FJN (2)

O RISCO DE DESEMPREGO É MENOR PARA QUEM TERMINA O ENSINO SUPERIOR 

A análise da taxa de desemprego remete mais diretamente para situações involuntárias de afastamento do mercado de trabalho. A taxa de desemprego entre os recém-formados teve um forte aumento no início da década, no período de crise. Em 2012, os números do desemprego jovem rondavam os 30%, mesmo para os diplomados do ensino superior, tendo baixado consideravelmente no pós-crise para os diplomados do ensino superior, sobretudo entre as mulheres.  

Em 2019, a taxa de desemprego dos recém-formados estava a níveis mais baixos e continuava a ser mais baixa para os diplomados do ensino superior (13,5%). Para o sexo feminino, em 2019 terminar o ensino superior implicava um risco de desemprego nos anos seguintes à graduação cerca de 8 pontos percentuais menor face a quem terminava o ensino secundário. Para os homens, existia em 2019 pouca diferença na taxa de desemprego entre os recém-formados nos dois níveis de escolaridade, com valores próximos dos 13,1% para formados do ensino secundário e 12,4% para diplomados do ensino superior.  

Taxa de desemprego dos recém-formados dos 20-34 anos por nível de escolaridade e sexo 

FONTE: INQUÉRITO AO EMPREGO (INE), FJN (3)

O RISCO DE DESEMPREGO DIFERE ENTRE ÁREAS DE ESTUDO 

O ensino superior continua a conferir uma proteção maior contra situações de desemprego quando comparado ao ensino secundário. Uma vantagem que esconde, no entanto, diferenças significativas entre áreas de estudo.  

Analisando os recém-diplomados do ensino superior inscritos como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), é evidente o decréscimo da propensão ao desemprego nos últimos anos. Em apenas 5 anos, a propensão ao desemprego passou dos 9,5% em 2014 para 3,6% em 2019. Esta melhoria foi transversal a todas as áreas de formação, mas ainda persistem diferenças significativas, com algumas áreas a apresentarem o dobro do risco de desemprego face às restantes.  

Em 2014 e em 2019 foram os cursos das áreas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), ‘Saúde e proteção social’ e ‘Educação’ que apresentaram propensão ao desemprego abaixo da média. Em 2019, o desemprego foi menor entre os diplomados da área de ‘Ciências naturais, matemática e estatística’ (cerca de 2%). Em contraste, o risco de desemprego é superior à média para quem se forma nas áreas de ‘Serviços’, ‘Agricultura, silvicultura, pescas e ciências veterinárias’, e principalmente nas áreas de ‘Ciências empresariais, administração e direito’, ‘Artes e humanidades’ e ‘Ciências sociais, jornalismo e informação’.  

Propensão ao desemprego de recém-formados do ensino superior por área de formação 

FONTE: INFOCURSOS (DGEEC), FJN (4)

Este insight faz parte do relatório da Fundação José Neves “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal

NOTA:
(1) É CONSIDERADA A POPULAÇÃO ENTRE OS 20 E OS 34 ANOS QUE TERMINOU O ENSINO SECUNDÁRIO OU SUPERIOR NOS 3 ANOS ANTERIORES AO ANO DE REFERÊNCIA DO INQUÉRITO E QUE NÃO PARTICIPA EM EDUCAÇÃO OU FORMAÇÃO NESSE ANO.
(2) É CONSIDERADA A POPULAÇÃO ENTRE OS 20 E OS 34 ANOS QUE TERMINOU O ENSINO SECUNDÁRIO OU SUPERIOR NOS 3 ANOS ANTERIORES AO ANO DE REFERÊNCIA DO INQUÉRITO E QUE NÃO PARTICIPA EM EDUCAÇÃO OU FORMAÇÃO NESSE ANO. 
(3) É CONSIDERADA A POPULAÇÃO ENTRE OS 20 E OS 34 ANOS QUE TERMINOU O ENSINO SECUNDÁRIO OU SUPERIOR NOS 3 ANOS ANTERIORES AO ANO DE REFERÊNCIA DO INQUÉRITO E QUE NÃO PARTICIPA EM EDUCAÇÃO OU FORMAÇÃO NESSE ANO. 
(4) RÁCIO ENTRE RECÉM-DIPLOMADOS DESEMPREGADOS E TODOS OS ALUNOS QUE SE DIPLOMARAM EM CURSOS DE CADA ÁREA DE FORMAÇÃO NOS QUATRO ANOS LETIVOS ANTERIORES. VER ANEXO METODOLÓGICO PARA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE AS ÁREAS DE FORMAÇÃO.
Partilha este artigo_