Um ano de ISAº FJN ______ Acreditamos em ti

_ ISA FJN: 150 estudantes, mais de 1 milhões de euros de propinas pagas, 226 cursos disponíveis nas 35 instituições de ensino parceiras

Um ano depois, um milhão de euros em bolsas ISA da Fundação José Neves ajudam portugueses a mudar de vida

Mais de 150 portugueses de todo o país já obtiveram uma bolsa ISA FJN para melhorem as suas competências e darem um novo rumo à sua vida. Muitos deles já terminaram o curso e foram reintegrados no mercado de trabalho na área de formação.

_ Olga Frazão

é um dos rostos do programa ISA FJN. Fez uma pós-graduação na Nova SBE e voltou ao mercado de trabalho ainda durante a formação.

"Foi uma parceria vencedora. O ISA FJN permitiu-me adquirir novas competências numa área fundamental na atualidade - Liderança e Gestão de Talentos. Este tipo de iniciativas e apoios são de grande mérito, uma vez que permitem a todos os profissionais, independentemente da sua experiência e maturidade, investir na aquisição de novas competências e/ou potenciar as que já possuem. O balanço final é muito positivo, aconselho vivamente.”
_ Vânia Costa

licenciada em Marketing, operou uma profunda reconversão na carreira após um curso de Frontend Developer na Academia de Código e também já voltou ao mercado de trabalho.

“Com o mindset na requalificação de carreira na área de IT e cheia de vontade de aprender, foi com a ajuda da FJN que decidi arriscar e fazer um bootcamp de programação. Hoje não tenho dúvida de que foi a melhor decisão que tomei! Estou realizada com o meu trabalho como programadora e sinto-me segura com as condições do ISA FJN.”

Um ano após o lançamento deste programa, a Fundação José Neves (FJN) já pagou mais de 1 milhão de euros em propinas, permitindo assim que todas estas pessoas pudessem estudar sem preocupações ou obrigações financeiras. O modelo inovador determina que os alunos jovens ou adultos façam a sua formação sem preocupações financeiras e reembolsem mais tarde o investimento da FJN se atingirem as metas salariais. O valor reembolsado é usado para apoiar mais alunos, atribuindo mais bolsas. Ainda este ano, a FJN quer chegar aos 2,5 milhões de euros em pagamento de propinas. Para que isso aconteça basta que os interessados em beneficiar deste apoio submetam a sua candidatura em https://joseneves.org/pt/isa.

O processo de candidatura aos ISA FJN é simples e muito intuitivo. E são já 226 os cursos disponíveis em diversas instituições de ensino espalhadas por todo o país (universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva). E se o curso que desejam não estiver disponível, podem sugerir a sua inclusão através do website da FJN.

“Um ano passou muito rápido e com resultados surpreendentes para esta inovadora ferramenta de democratização de acesso à aprendizagem. A principal mensagem que queremos transmitir é que as bolsas ISA FJN estão ativas e disponíveis para todos os portugueses que querem apostar na sua educação, independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira. Já chegámos aos 150 portugueses, mas ambicionamos ajudar muitos mais. O nosso objetivo é democratizar o acesso à educação e preparar os portugueses para os empregos do futuro, retirando o peso do custo da propina na hora de decidir por estudar”, destaca Carlos Oliveira, Presidente da Fundação José Neves.

Até ao final do ano, a FJN tem ainda 1,4 milhões de euros para investir no pagamento dos estudos dos portugueses. Esta é uma oportunidade para quem pretende candidatar-se a mestrados, pós-graduações, bootcamps e outros cursos intensivos, mas também para todos aqueles que pretendem aprender ao longo da vida e fazer upskill ou reskill de competências. O ISA FJN garante o pagamento integral da propina e esse investimento só é reembolsado se e quando o estudante atingir as condições para o fazer de forma sustentada. Trata-se de um programa de bolsas reembolsáveis baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement), que investe o valor reembolsado no pagamento de mais bolsas a novos alunos e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro.  

sabe mais sobre o isa aqui
O que é o ISAº FJN?
Partilha este artigo_